sábado, novembro 08, 2003

coragem


Não aguento mais tudo isso. Antes era eu que estava triste. Depressiva mesmo. Acho que eu ainda estou um pouquinho, mas a minha roda-gigante (é, eu já falei dela aqui) felizmente está começando á subir.
Aí, um belo dia eu acordo sorrindo e descubro que todos ao meu redor estão tristes. Acho que de tanto olhar pra mim, eu acabei esquecendo que cada um tem as suas dores. Mas não foi egoísmo. Foi esquecimento mesmo.
Cansei de tudo isso. Cansei de estar triste. Cansei de deixar os outros tristes com a minha tristeza. Cansei de ver quem eu gosto triste. Cansei tanto que botei tudo que estava me angustiando em segundo plano, e agora estou tentando por um sorrisos nos rostos de quem pra mim está em primeiro plano. E, nossa, como tem gente que pra mim está em primeiro plano!
Talvez eu não consiga. Mas não custa nada tentar. Li em algum lugar que o maior erro é não fazer nada apenas por que só pode fazer um pouco. Grande verdade!
Pra todos vocês. E pra mim também...

CORAGEM
08.11.2003

Esta é a semelhança entre o herói e o suicida.
Ambos são corajosos. Muito corajosos.

Quem se joga da janela tem a imensa coragem de encarar todo o medo de se atirar no desconhecido. De olhar de frente para dúvida do que é a morte. Tem a força de suprimir o próprio instinto de sobrevivência para por um fim definitivo em tudo.

Mas quem dá as costas para a janela tem a sublime coragem de enfrentar de cabeça erguida tudo o que o assusta. Olha no fundo dos olhos da maior das incertezas: o futuro. Tem força para dizer não á solução mais fácil por que se descobre tão mais forte do que supunha que busca a mais complicada das opções: viver.

O suicida teve a coragem para desistir.
O herói, para continuar.
Cabe a cada um de nós decidir entre esse ou aquele qual iremos ser.